Grandes Nomes da
Fotografia August
Sander
Cedo em sua carreira, certamente depois de cansados prêmios que
eram fáceis demais de ganhar, August Sander
colocou para si próprio um problema que foi um dos mais ambiciosos
na história da fotografia; ele se encarregou do projeto de fazer um
retrato fotográfico do povo alemão. Ele dedicou-se a esta tarefa tão
sistematicamente quanto um taxionômico, catando, espécie por espécie,
exemplares dos papéis que definiam a sociedade alemã; carregador de mina
(mineiro), guarda-florestal, pasteleiro, estudante, funcionário,
industrial - peça por peça Sander colecionou os elementos para seu
retrato composto. Seu
conceito é quase um caricatura da metodologia germânica, e se ela
tivesse sido executada por um artista menor o resultado deveria muito bem
ter sido outro catálogo monótono de tipos. Sander, porém, era um fotógrafo
muito notável. Sua sensibilidade para com os objetos individuais - para
expressão, gesto, postura, costume, símbolo, habitat, - parece (unerringly)
sem dúvida, preciso. Suas fotografias nos mostram duas verdades
simultaneamente e em uma tensão delicada; a abstração social da ocupação
e a alma individual que a serve. Sander
foi um fotógrafo profissional de retratos, mas muito certamente não o
pagaram neste projeto notável. Alguns, fora de dúvida, não podiam, e
outros fregueses pagantes tinham esperado se ver de forma menos relevante.
Nesse papel profissional, ele deve ter feito retratos menos relevantes,
mas não existe nenhum entre os 200 ou mais de seus livros publicados. Na evidência dessas fotos, parece que ele encontrou todas as categorias e todas as particularidades de importância. ![]() |