
PRECONCEITOS
SOCIAIS E MINORIAS SOCIAIS: GÊNERO E RAÇA
* Profa. Lia Zanotta
Machado (Professora Titular de Antropologia da UnB)
Algumas definições do dicionário que nos permitem a
reflexão:
Preconceito: opinião formada
antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos,
julgamento formado sem se levar em conta fatos que o contestem,
suspeita, ódio irracional, aversão.
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U??»??p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Conceito: representação dum objeto
pelo pensamento, por meio de suas características gerais; pensamento,
idéia, noção, opinião.
Minoria: inferioridade numérica; a
parte menos numerosa duma corporação deliberativa e que sustenta
idéias contrárias às do maior número.
Raça: conjunto de indivíduos
cujos caracteres sométicos tais como a cor da pele, a conformação do
crânio e do rosto, são semelhantes e se transmitem por
hereditariedade; o conjunto dos indivíduos com origem étnica,
linguística ou social comum.
Sexo: conformação particular
que distingue o macho da fêmea, atribuindo-lhes um papel determinado na
geração e conferindo-lhes certas características distintivas.
Gênero humano: a espécie humana; a
humanidade
Gênero gramatical: propriedade que têm
certas classes de palavras de se flexionar para indicar o sexo ou a
ausência do sexo.
Homem: qualquer indivíduo
pertencente à espécie animal que apresenta maior grau de complexidade
evolutiva, o ser humano.
Homem público: indivíduo que se consagra
à vida pública ou que a ela está ligado.
Mulher: span
style="mso-bidi-font-family: Times New Roman">pessoa
do sexo feminino, após a puberdade; esposa
Mulher pública: meretriz.
Proposta de discussão:
1.
Discussão sobre a construção cultural dos conceitos e
preconceitos a partir da idéia que “não se nasce mulher, mas se
torna mulher” (Simone de Beauvoir, 1949), e que também não se nasce
homem mas se torna homem, idéias que levam à afirmação de que há
uma construção social e cultural das idéias de gênero, isto é, que
a diferença sexual é construída simbolicamente e que devemos prestar
atenção, pois no dia-a-dia, as características de ser homem e mulher
parecem naturalizadas. Da mesma forma, há uma construção cultural e
social que atribui significados às raças, às etnias e a todos os
grupos minoritários, a partir de um eixo fundante que se constitui como
exemplar.
2.
Discussão sobre o
estado atual da generalização do ideário de direitos iguais: avanços
e impasses culturais e sociais.
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