
PORQUE A ESCOLA DAS AMÉRICAS E
SEUS DEFENSORES
ESTÃO ERRADOS
QUEM
DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:
Os militares dos Estados Unidos precisam aumentar o entendimento
com os militares latino-americanos, assim como promover os valores
democráticos entre eles. A
Escola das Américas é fundamental para esse fim.
PORQUE
ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:
Porque não leva em conta a realidade latino-americana, que é de
pobreza, fome e morte prematura. Nenhum
curso da Escola capacita os alunos a trabalhar para melhorar a vida do
povo. Ao contrário, a
formação recebida só serve para aumentar o seu sofrimento.
Na América Latina não existem ameaças de guerra entre países.
Quem estuda na Escola das Américas faz um treinamento que só
pode ser dirigido contra o próprio povo, como ocorreu muitas vezes no
passado. Neste momento de pós-regime
militar em muitos países, as novas democracias da América Latina não
precisam de forças armadas mais fortes e melhor equipadas.
O dinheiro dos norte-americanos, em lugar de ser gasto para
fortalecer as forças militares da América Latina seria melhor
aproveitado fortalecendo os grupos que trabalham em favor do povo.
QUEM
DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:
Não é justo culpar a Escola por causa das ações de alguns
"maus elementos." Ninguém
quer fechar as universidades mais ilustres dos Estados Unidos, devido a
alguns que se tornaram criminosos depois de formados.
PORQUE
ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:
Porque no caso da Escola das Américas não são alguns
"maus elementos." Eram
dois dos três oficiais militares acusados do assassinato de Dom Oscar
Romero; três dos cinco oficiais acusados do estupro e assassinato das
quatro agentes pastorais norte-americanas mortas em El Salvador; dez dos
doze acusados da chacina de 900 civis em El Mozote, El Salvador; 100 dos
246 acusados de atrocidades na Colômbia.
Qualquer universidade dos Estados Unidos com tantos "maus
elementos" já correria risco de ser fechada.
Além disso, a documentação sobre as violações de direitos
humanos pelos ex-alunos da Escola ainda não está completa.
Quando as investigações terminarem talvez resulte em centenas
ou milhares de envolvidos em crimes.
Por outra parte, não se pode falar num relacionamento de um a um
entre os militares e suas vítimas.
General Hugo Banzer da Bolívia - muito respeitado na Escola -
foi autor de um plano que serviu de esquema de repressão contra a
Igreja da América Latina. Um
"mal elemento," responsável
pelo sofrimento e morte de milhares de pessoas. scar Romero
QUEM
DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:
A Escola talvez tenha tido algum envolvimento nas violações dos
direitos humanos no passado, mas já fez uma avaliação e mudanças nos
cursos. Portanto, ela não
deve ser fechada.
PORQUE
ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:
Digam o que disserem seus defensores, a Escola das Américas
continua como escola de treinamento para combate, com matérias que
ensinam sobre "Armas de Combate," "Combate Psicológico"
e "Operações de Batalha."
Das 42 matérias de 1996, só uma dá destaque para os direitos
humanos e valores democráticos. Quem
estuda na Escola só a estuda se quiser.
O material sobre direitos humanos nas outras matérias é mínimo.
QUEM
DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:
A Escola contribuiu muito para a democratização da região.
PORQUE
ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:
Na realidade, a Escola das Américas ensinava técnicas
destrutivas dos valores democráticos.
Os manuais da Escola propunham tortura, chantagem, encarceramento
de inocentes e espionagem contra civis e partidos de oposição.
Em setembro de 1996, um editorial de um dos jornais mais
importantes dos Estados Unidos, o New York Times, pediu "o
fechamento imediato da Escola, claramente oposta aos valores democráticos
dos Estados Unidos."
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