Oficinas Aprendendo e Ensinando
Direitos Humanos

HISTÓRIA DE VIDA E DIREITOS
HUMANOS
Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Professora DSS/UFPB e Presidente do
CEDDHC
1.
Apresentação
Esta
oficina foi inicialmente construída a partir da experiência realizada
com alunos de 2o grau – turno noturno – do Centro
Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, a partir do momento
que na experiência como educadores em Direitos Humanos, nos defrontamos
com atitudes preconceituosas e de negação de direitos relacionados aos
sem-terra, face à divulgação na mídia a respeito das ocupações de
terra.
A mídia em
certas circunstâncias promove uma grande barreira cultural contrária aos
direitos dos pobres, à medida que em determinadas reportagens reforça, o
direito de propriedade e não o direito social da propriedade,
privilegiando uma classe social em detrimento de outros setores sociais,
dificultando o reconhecimento dos direitos econômicos e sociais dos sem
tetos e sem terra.
Considerando
que a educação para a cidadania exige o reconhecimento do direito de
igualdade para todos os setores excluídos da sociedade, procurou-se,
através desta oficina pedagógica, encontrar modos de sensibilizar os
estudantes para o exercício da solidariedade, construir pontos de
identificação dos estudantes com os demais setores populares excluídos,
no sentido de favorecer um processo de reconhecimento dos Direitos Humanos
como direito de todos.
A partir dos
resultados alcançados nesta experiência em escola pública, outras
oficinas de história de vida e Direitos Humanos foram realizadas com
outros públicos como, militantes de Direitos Humanos, policiais militares e civis.
2.
Objetivos
-
articular coletivamente a história de vida no nível pessoal e a
história social do segmento em que se está inserido;
-
mapear as questões sociais relacionadas aos Direitos Humanos, a
partir de acontecimentos vivenciados historicamente;
-
construir coletivamente um mapa social dos Direitos Humanos a
partir das histórias de vida.
3.
Desenvolvimento da Oficina
3.1
Dinâmica de Apresentação
-
Em círculo, cada indivíduo se apresenta, falando o nome e um
pouco da sua procedência.
3.2
Processo de Sensibilização
-
Dinâmica - Sonho dirigido: devidamente acomodada e de olhos
fechados, cada pessoa realiza um exercício de rememorização dos
principais acontecimentos da infância, adolescência e fase adulta, que
associa com os Direitos Humanos, a partir da condução do facilitador;
-
Cartografia dos Direitos Humanos: desenhar sobre o papel um mapa
dos principais acontecimentos que cada participante associa com os
Direitos Humanos;
-
Processo de socializaçãoatravés da roda de registro: cada um vai
apresentando seu mapa oralmente, partilhando com o grupo as vivências
mapeadas;
-
O facilitador vai mapeando os acontecimentos traduzidos pelo grupo,
de modo que ao final do último depoimento, o mapa coletivo seja
construído;
-
A partir do mapa coletivo, o facilitador levanta os pontos comuns
do grupo relacionados aos Direitos Humanos, fazendo uma reflexão teórica
a partir dos eixos temáticos abordados pelo grupo.
a)
Questões Sociais relacionadas
ao tema Direitos Humanos:
-
Abandono
social
-
Maus tratos
-
Ociosidade,
desemprego
-
Rebelião e
superlotação nos presídios
-
Discriminação
racial
-
Fome, miséria
-
Extermínio
-
Separação de
casais
-
Violência social
-
Falta de políticas
de educação, saúde e trabalho
-
Aborto
-
Exclusão social
-
Separação de
casais
-
Sensacionalismo da imprensa – abuso da
liberdade de expressão
b)
Grupos alvos
-
Excluídos sociais:
Doentes mentais
Presidiários
Desempregados
Negros
Sem
Terra
-
Outros:
Policiais negros
Policiais
Crianças
Judeus
Africanos
-
Instituições e espaços
Prisões
envolvidos:
Manicômios
GESTAPO
Família
Zona Rural
Academias de Polícia
Escolas
Estados
3.3 Processo de Reflexão Teoria-Prática
-
O facilitador, com base nas questões postas pelo grupo,
sistematizadas no painel, aborda teoricamente sobre:
Direitos individuais, econômicos, sociais e
culturais.
Tolerância
Desigualdade social
Diferenças culturais
Exclusão social
Discriminação/Preconceito/Estigma/Racismo
3.4 Processo de fechamento da oficina:
-
Questões para serem respondidas em grupo:
-
Em que medida a partilha das histórias de vida contribuiu para nos
aproximar da problemática dos
Direitos Humanos como algo de todos?
-
Em que a experiência da oficina afetou minha
relação com o tema dos Direitos Humanos e com os setores
empobrecidos e excluídos?
Bibliografia Consultada
BETO, Frei. Educação em Direitos Humanos in: Revista
Véspera 272. São Paulo. 1993
CANDAU, Vera Maria. et. al. Tecendo a Cidadania – oficinas
pedagógicas de direitos humanos.Petróplis. Vozes. 1995
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas
em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez. 1991
FONTANA, Roseli A.Calção. Mediação pedagógica na sala de
aula. Campinas. Autores Associados. 1996
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na
sociolo-gia. Petrópolis. Vozes. 1992
MONTENEGRO,Antonio Torres et. al. Engenheiros do tempo. Recife. Ed.
Universitária da UFPE. 1995
Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade. O uso de abordagens qualitativas na
pesquisa em Serviço Social – um instigante desafio. São Paulo.
PUC. Maio 1994
TOSI, Giuseppe. Proposta de Organização da Oficina de Trabalho Educação Popular e
Direitos Humanos. IV Seminário Internacional Universidade e
Educação Popular. João Pessoa. 1994.
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